Siga-nos Você Também!

quarta-feira, maio 28, 2014

TRE afasta cassação do prefeito de Jericó

00O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por maioria de votos, dar provimento a um recurso do prefeito de Jericó, Cláudio Oliveira (DEM), que teve o mandato cassado em setembro de 2013, pela juíza Candice Queiroga Gomes, da 36ª zona eleitoral, acusado de compra de votos nas eleições de 2012. A decisão suspende os efeitos da cassação determinada pela juíza de 1º grau.

O julgamento do recurso ocorreu na sessão desta segunda-feira (26). O prefeito de Jericó estava no cargo por força de uma liminar do TRE-PB. A ação que pedia a sua cassação foi proposta pela Coligação “Forte é o Povo”.

Em sua defesa, ele argumentou que não distribuiu, autorizou, prometeu ou doou qualquer espécie em dinheiro a eleitores do município de Jericó, e que o dinheiro encontrado em seu carro se destinava às despesas com a viagem, porquanto reside no Estado do Maranhão e se encontrava em Jericó.

Na sentença, a juíza da 36ª Zona Eleitoral observou que existe nos autos prova robusta de que houve a compra de votos. “Vê-se que a captação ilícita de sufrágio na hipótese vertente encontra-se lastreada em prova testemunhal produzida em audiência, restando de maneira inequívoca e consistente sobejamente demonstrada e, ainda, corroborada, dentro do contexto fático probatório por meio do dinheiro e lista encontrados nos carros dos investigados mencionados”.

TSE decide que Paraíba terá 30 deputados estaduais e 10 federais

tseem 2015… O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou, por unanimidade, na sessão administrativa desta terça-feira (27), a redefinição da distribuição do número de deputados federais e a composição das assembleias legislativas e da CâmaraDistrital.Com essa decisão, a bancada da Paraíba na Câmara Federal será reduzida de 12 para 10 deputados. Na Assembleia Legislativa, a redução será de 36 para 30 deputados estaduais.

Além da Paraíba, sete estados perdem representatividade na Câmara Federal: Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí. Ao mesmo tempo, outros cinco ganham mais deputados federais: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará.

Na prática, a Câmara Federal continua com 513 deputados. O que muda é a sua distribuição pelos estados. Na nova fórmula de cálculo, estados com maior população, caso do Pará, ganham mais deputados e outros perdem.

As mudanças já valem para a próxima legislatura e os eleitores paraibanos vão escolher apenas 10 deputados federais e 30 estaduais. Os efeitos da norma haviam sido suspensos pelo Decreto Legislativo nº 424/2013, aprovado pelo Congresso Nacional, no ano passado, mas com a decisão desta terça-feira volta a valer o entendimento do TSE.

O Plenário do TSE entendeu que somente uma lei complementar – aprovada por maioria absoluta das duas casas do Congresso –, e não um decreto legislativo – aprovado por maioria simples –, poderia suspender os efeitos de sua resolução, já que esta fora editada em cumprimento ao estabelecido pela Lei Complementar n° 78/1993.

Decisão

A decisão do plenário foi tomada na análise de uma questão de ordem em petição apresentada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, acompanhando o voto do presidente do Tribunal, ministro Dias Toffoli. Os ministros entenderam não ter validade para as Eleições de 2014 o referido decreto legislativo por força do princípio da anualidade eleitoral (art. 16 da Constituição Federal), segundo o qual a lei que alterar o processo eleitoral não poderá ser aplicada ao pleito que “ocorra até um ano da data de sua vigência”.

A decisão na composição das bancadas, definida em processo administrativo, foi contestada por cinco ações de inconstitucionalidade impetradas pelos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Piauí e pela Assembleia Legislativa e governo da Paraíba.

quinta-feira, maio 22, 2014

Paloma Duarte pede para posto do Detran fechar para ser atendida com exclusividade

Para renovar a sua carteira de habilitação, Paloma Duarte, 37, queria que o Detran fosse fechado exclusivamente para ela ser atendida.

De acordo com a coluna "Retratos da Vida", do jornal "Extra", a atriz defendeu o seu pedido inusitado alegando motivos de segurança. Apesar disso, o posto do órgãolocalizado no Largo do Machado, na Zona Sul carioca, não atendeu a sua exigência.

Então, a intérprete da Dorotéia na novela"Pecado Mortal", da Record, passou por lá na semana passada e sua permanência no lugar só não passou despercebida pois todos os funcionários já sabiam do pedido que ela havia feito.

Vale comentar que há 15 dias, Xuxa, 51, esteve no posto do Detran da Presidente Vargas para também renovar sua habilitação. Apesar de ter sido atendido em uma área VIP, por gentileza dos funcionários, ela não exigiu isso. É, quem pode, pode!

Yahoo

terça-feira, maio 20, 2014

Michael Jackson aparece em forma de holograma durante prêmio da Billboard Music Awards


Michael Jackson aparece em forma de holograma durante prêmio da Billboard Music Awards; Confira

Cinco anos depois de sua morte, Michael Jackson eletrizou neste domingo à noite o público do Billboard Music Awards, em Las Vegas, ao "ressuscitar" na forma de holograma para interpretar uma das canções de seu último álbum póstumo.

O holograma do "rei do pop" — com um físico mais parecido ao da época do álbum "Bad" que ao dos últimos anos de vida — interpretou "Slave to the rythm", uma das oito canções do álbum "Xscape", lançado na semana passada.

A coreografia, muito elaborada e que teve a participação de vários dançarinos, retomou os movimentos característicos do astro, especialmente o famoso 'moonwalk'.

A "atuação" de Michael Jackson, mantida em sigilo até o último momento, precisou de um ano de trabalho e teve a colaboração de 104 artistas e técnicos, segundo a organização do evento.

O holograma fez sua apresentação a pouco mais de um mês do quinto aniversário da morte do artista, que faleceu em 25 de junho de 2009, aos 50 anos, vítima de uma overdose de medicamentos.

Na premiação, o Billboard Music Awards consagrou Justin Timberlake, que venceu em sete categorias.

O cantor e ator e 33 anos recebeu os prêmios de Artista do Ano, Artista Masculino, Artista Top Billboard 200, Artista de Rádio, Artista de R&B, Álbum Top Billboard 200 e Álbum R&B por "The 20/20 Experience".

Os outros grandes vencedores da noite foram o grupo Imagine Dragons (cinco estatuetas, incluindo Artista de Rock e Álbum de Rock), Pharrell Williams, Robin Thicke e o rapper T.I. (com quatro prêmios cada).

Assim como no Grammy, a premiação da Billboard —criada em 1989 pela revista de mesmo nome - teve muitas apresentações ao vivo.

Jennifer López, Pitbull e Claudia Leitte subiram ao palco para interpretar "We Are One (Ole Ola)", a canção oficial da Copa do Mundo do Brasil.

Shakira, Ricky Martin, Jason Derulo, John Legend, Robin Thicke, o grupo OneRepublic, Katy Perry, Miley Cyrus e Lorde também se apresentaram na festa.

Yahoo

quarta-feira, maio 14, 2014

Ives Gandra Martins critica decisão do STF e fala em indenização aos condenados do Mensalão

POR MORRIS KACHANI

Blog do Morris

IVES2Se José Dirceu e outros mensaleiros estão proibidos de sair da prisão por terem sido condenados ao regime semi-aberto, onde está o aberto desse regime?

Cabe entrada com recurso solicitando indenização por danos morais e patrimoniais, na medida em que cumprem uma pena para a qual não foram condenados.

“De toda forma esta decisão não deve passar pelo plenário. Se passasse, seria desastroso para o sistema carcerário brasileiro”.

Estas são considerações do jurista Ives Gandra Martins, 79. Não é a primeira vez que ele critica uma decisão do STF sobre o Mensalão. Em setembro, Gandra já havia afirmado que Dirceu foi condenado sem provas, questionando a teoria do domínio do fato, que serviu como base para o julgamento.

Desta vez, o questionamento recai sobre a decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que nos últimos dias revogou a autorização de trabalho fora da prisão de quatro condenados do Mensalão, sob a argumentação de que precisariam cumprir um sexto da pena para obter o benefício de deixar a cadeia durante o dia.

Com 56 anos de advocacia e dezenas de livros publicados, inclusive em parceria com alguns ministros do STF, Gandra, professor emérito da Universidade Mackenzie, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola Superior de Guerra, não poderia ser enquadrado exatamente como um militante petista, ou de esquerda.

Nesta entrevista inclusive, critica duramente algumas políticas dos governos Lula e Dilma. Em mais de uma hora de conversa, Gandra fez também uma avaliação crítica sobre a atuação do STF. Para ele, o tribunal não deveria assumir o papel de legislador positivo em questões como o casamento civil homossexual ou utilização de células tronco em pesquisas científicas. “Quem faz as leis é o Congresso. Cabe ao STF julgá-las, se são constitucionais ou não”.

Gandra também explica por que, sob seu ponto de vista, é legítimo que o Mensalão petista tenha sido julgado pelo STF e o Mensalão tucano não o seja.

*

Como interpreta a decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, em revogar o trabalho externo de José Dirceu?

Respeito a cultura do ministro e sua decisão, mas nesse particular não concordo. É a primeira vez que vejo essa interpretação. É uma decisão mais rígida.

Mas não é o que diz a Lei de Execução Penal, invocada pelo próprio presidente do STF?

Sim, mas existia uma jurisprudência do STJ,  em que concretamente, os condenados ao regime semi-aberto não precisavam cumprir um sexto da pena para trabalhar fora do presídio. Mais do que isso, o normal era cumprir um sexto da pena trabalhando fora para já passar ao regime aberto, dependendo do parecer de uma comissão julgadora.

Esta decisão pode prejudicar milhares de presos que estão no semi-aberto e encoraja o aumento da população carcerária. É preferível que se abra mais espaço no nosso sistema prisional, e não o contrário. A situação de nossos presídios é desumana.

Tenho a impressão de que o plenário vai derrubar esta decisão.

Barbosa chegou a argumentar que Dirceu não precisa exercer atividade fora porque trabalha na Papuda, onde ajuda a organizar a biblioteca e realiza faxina.

Trabalhar dentro do presídio é como se você estivesse cumprindo uma pena no regime fechado.

Quando alguém cumpre uma pena para a qual não foi condenado, tem todo direito de entrar com ação indenizatória por danos morais e patrimoniais. Os condenados a regimes abertos ou semi-abertos que acabarem por cumprir a pena em regimes fechados, estarão pagando à sociedade algo que não lhes foi exigido, com violência a seu direito de não permanecerem atrás das grades.

Dirceu está sendo muito vigiado, é o preso mais vigiado do Brasil. Se ele fica gripado, no primeiro espirro todos sabem. Houve suspeita de que os presos do Mensalão estivessem recebendo alimentos e visitas fora do horário, ou usando celular.

O que está em jogo é o bom comportamento. Qualquer abuso na utilização do regime semi-aberto, pode implicar uma sanção como o regime fechado. Em todo caso, não acho que estes elementos sejam capazes de mudar um regime. Não houve prova cabal, isso é mais uma suspeita do que realidade.

Que acha de Joaquim Barbosa?

É um grande humanista. Dá palestras em alemão na Alemanha, em francês na França. Nos poucos encontros que tivemos, revelou um conhecimento profundo sobre literatura, música clássica e direito. Agora, no Supremo, tem sido um homem extremamente duro. Ele tem esse temperamento, de quem veio do Ministério Público.

Como avalia a atuação do STF?

Tenho criticado o STF por achar que o tribunal deva ser um legislador negativo, e não positivo – positivo é quando faz a lei e cria uma nova situação, como no caso das células tronco, união civil homossexual ou aborto de anencéfalos.

O STF não deve propor. Quem cria é o Congresso. Ao STF cabe julgar se a decisão é constitucional ou não.

Que acha da TV Justiça?

Por um lado foi boa para o Brasil, democratizando o acesso. Por outro, o fato dos julgamentos serem exibidos faz com que os processos sejam muito mais demorados. Hoje todos ministros querem mostrar sua cultura . Criou-se certo teatro em função da televisão. Como dizia Erasmo de Roterdã, “a loucura do homem é a vaidade”.

É legítimo que o Mensalão petista tenha sido julgado pelo STF e o Mensalão tucano não o seja?

Foi correto o Mensalão petista ter sido julgado pelo STF. Eram 40 pessoas, o grosso delas vinculadas a competência originária do Supremo e outras não. Se fosse separar as instâncias, as decisões poderiam ser conflitantes. Mais correto foi julgar em um mesmo processo todo mundo, vinculado. A grande diferença do Mensalão tucano, é que com exceção de Eduardo Azeredo, todos os réus estão em instâncias inferiores. Isso é definido pela Constituição.

Foi positivo o Mensalão ter sido julgado pelo STF e televisionado?

Acho que sim, passou a impressão de que a corrupção efetivamente está sendo combatida. Só tenho minha dúvida com relação à teoria do domínio do fato. Se fosse para aplicá-la efetivamente, era o Lula que devia ter sido condenado, não o Dirceu. Fujimori foi condenado pelos crimes praticados por seus subordinados. Videla, na Argentina, porque era presidente nos anos de chumbo.

Não havendo prova consistente, a teoria do domínio do fato evoca o testemunhal, tentando colocar o réu como organizador daquilo tudo. Pessoalmente sou contra a teoria do domínio do fato.

Os criminosos têm que ser defendidos da sociedade. Sem provas consistentes não dá para condenar. Penso na defesa dos réus e não da sociedade, que clama por justiça com as próprias mãos. Só assim evitaremos linchamentos como esse ocorrido no Guarujá e outros que temos visto por aí.

Quando o povo deseja um resultado, deseja independente do direito. O povo tinha convicção de que aquela mulher era bruxa.

Aprecia a composição do STF?

Ministro por ministro, são todos muito bons. Agora, minha sugestão é de que os operadores do direito ou seja, o Conselho Federal da Ordem, o Ministério Público e os três tribunais superiores, indicassem 18 nomes, e que cada presidente escolhesse os ministros que estivessem mais no seu perfil, e não um amigo seu.

Como se define politicamente?

Não acredito em ideologias, acredito em eficiência de um governo. Quando um cidadão assume o poder, se identifica com ele, se considera vocacionado. Detesto demagogia e populismo.

6% do orçamento está comprometido com os gastos dos programas sociais do governo Lula e influem diretamente na reeleição de Dilma –Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos etc.

Tenho a impressão de que estamos destruindo as instituições brasileiras. Acho que estamos vivendo um momento de carência absoluta de estadistas. Dilma indiscutivelmente demonstrou incapacidade e prepotência.

Precisamos de um Estado mais enxuto. Obama tem 200 cargos comissionados,  Dilma tem mais de 20 mil. O Brasil perdeu uma grande oportunidade de crescer no momento em que o mundo estava em crise.

terça-feira, maio 13, 2014

Correios gastam R$ 42 milhões para mudar logomarca

Campanha publicitária foi lançada com a presença do ministro Paulo Bernardo

Enviar cartas é algo cada vez mais raro, mas os Correios vão gastar R$ 42 milhões para alterar a sua logomarca.

O novo símbolo –uma flecha amarela e outra azul, apontando para direções opostas– foi lançado em Brasília na 3ª feira passada (6.mai.2014), com a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e atletas patrocinados pela empresa.

marcas

O assunto recebeu pouco destaque na mídia, embora já estejam sendo gastos R$ 30 milhões em uma campanha publicitária para divulgar a nova marca. O comercial está sendo veiculado nos intervalos de redes de TV e de rádio do país (vídeo abaixo).

O desenvolvimento da marca custou R$ 390 mil –a criação do pequeno desenho. A troca dos letreiros das 11 mil agências próprias e comunitárias espalhadas pelo país consumirá outros R$ 9,9 milhões, segundo cálculo da estatal –uma média modesta de meros R$ 819 para reformar cada agência.

O Blog ouviu no mercado, entretanto, estimativas muito maiores, na faixa de mais de R$ 100 milhões. Edifícios dos correios e pequenas agências terão de passar por reformas em alguns casos para a troca de placas e letreiros não só nas fachadas, mas nas partes internas desses locais.

Outro número curioso é a cifra informada pela empresa para trocar a identidade visual de sua frota de 16 mil veículos. Segundo os Correios, será necessário gastar R$ 1,7 milhão para adaptar esses 16 mil carros. Ou seja, apenas R$ 106 por veículo.

Por que esse número é curioso? Porque os Correios informaram inicialmente que o custo total para adaptar os carros e caminhões à nova logomarca seria de R$ 30 mil. O Blog estranhou e perguntou: só R$ 1,87 por veículo? É claro que havia um erro na informação.

Aí os Correios apareceram com a nova cifra, de R$ 1,7 milhão.

O titubeio da estatal sobre quanto vai custar essa operação pode significar duas coisas: ou os números reais estão sendo sonegados ou houve pouco planejamento na operação da mudança da marca da empresa. Ou as duas coisas.

É importante lembrar que os Correios estiveram na gênese do escândalo do mensalão, em 2005, quando um de seus funcionários foi filmado recebendo propina em dinheiro. Depois, os contratos de publicidade da empresa foram questionados por causa de suposto desvio de verbas.

Os Correios estão fazendo esse investimento num momento em que o negócio histórico da empresa está em decadência: o envio de cartas. Também é curioso que seja feito tanto investimento por uma empresa que não tem concorrentes.

No Brasil, o mercado de correspondências (cartas, cartões postais e telegramas) é um monopólio estatal nas mãos dos Correios. Trata-se de um negócio em franco declínio no mundo inteiro, que tende a ser mínimo no futuro.

Nos Estados Unidos, o número de cartas enviadas caiu 24% nos últimos 10 anos (2004 a 2013). O Canadá chegou a anunciar, no ano passado, o fim da figura do carteiro que entrega correspondência na casa das pessoas. No Brasil, o volume estaria estagnado há 5 anos –são cerca de 6,5 bilhões de cartas, cartões e telegramas por ano. A empresa, entretanto, não explica a razão pela qual esse fenômeno existe no Brasil, contrariando a tendência mundial.

Já o ramo de entrega de encomendas e cartas expressas é aberto à competição privada de empresas nacionais e estrangeiras. Cerca de 60% da renda dos Correios vêm desse serviço, do qual o Sedex é o carro-chefe. Mas a reformulação da identidade visual não abrange o produto mais lucrativo da empresa.

Além das propagandas que faz na TV, os Correios não demonstram muita capacidade de inovação.

Em setembro de 2013, o Ministério das Comunicações, que comanda os Correios, anunciou que a empresa estudava criar um serviço público e gratuito de e-mail com criptografia, para tentar evitar espionagem como a realizada pelo governo dos Estados Unidos. A previsão inicial era oferecer o serviço no segundo semestre deste ano, mas os Correios informaram que o lançamento deve ficar para 2015.

Ao Blog, a empresa afirmou que nenhum letreiro, embalagem, papel timbrado ou uniforme será jogado fora devido à adoção da nova logomarca. Segundo a estatal, todos esses itens serão substituídos por novos no prazo de 2 anos, na medida em que forem utilizados ou encerrarem sua vida útil.

Uol

segunda-feira, maio 12, 2014

Ressocialização: após liberdade, ex-presos voltam à prisão para trabalhar

Conheça os projetos, além de história de ex-presos que foram recolocados de forma positiva na sociedade

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2) abrigam juntos cerca de 1.846 internos. Todos esses homens e mulheres tiveram seu direito à liberdade retirado por conta dedelitos cometidos na sociedade. E não é um erro afirmar que cada um deles conta os dias para estar fora da prisão. Mas quando o momento de sair chega, o que fazer depois? Seria ousadiavoltar ao presídio para trabalhar por exemplo, mas as histórias a seguir provam o contrário.

Jonas, 30, é professor de desenho na CPPL 2 e todos os seus 17 alunos conhecem bem a sua história. Durante 12 anos ele foi usuário de crack, o que ocasionou em várias passagens por presídios de Fortaleza e até em São Gonçalo do Amarante. Mas o rapaz conta que a passagem pela CPPL 2 mudou sua vida para sempre. “Lá Deus mudou minha vida”, relembra.

image

Jonas no dia em que recebeu liberdade (FOTO: Arquivo pessoal)

Ainda no presídio Jonas usava crack e gerava dívidas com os traficantes que também estavam presos. Um dia, enquanto ouvia rádio na sua cela, ele teve contato com o testemunho de um preso que após passar por um projeto dentro do presídio, mudou de vida. E, para Jonas, aquilo foi um sinal de Deus para mudar sua vida também. “Eu pedi pra trocar de ala, fui ficar junto dos evangélicos, onde tinham vários projetos. A vida que eu estava não dava mais, era o fundo do poço, se eu continuasse, iam me matar por causa das dívidas. Eu dormia no chão e meu travesseiro era uma garrafa de refrigerante.”

Quando chegou na ala dos evangélicos, o jovem começou a estudar a bíblia e refletir sobre sua vida. A partir daí foram só mudanças. “Passei a me alimentar bem, minha mãe ficou muito feliz e eu desenterrei um dom que nem lembrava ter, o desenho. E a vontade de usar drogas foi passando”, comemora. Jonas passou a fazer cursos de desenho oferecidos pela Secretaria de Justiça (Sejus) e as pessoas reconheciam seu trabalho fazendo encomendas. Ele passou a ter perspectiva na vida e três anos e três meses depois de ser preso, ele finalmente conseguiu a liberdade.

E foi ai que a vida deu mais uma reviravolta. Quando se viu livre, Jonas recebeu a proposta de voltar ao presídio, dessa vez para trabalhar. E aceitou. Hoje ele é professor de um curso de desenho dentro da CPPL 2, lugar onde viveu por longos 39 meses. Ele dá aula todos os dias, além de ganhar a vida como artista plástico. “Foi um projeto de Deus, hoje sou casado e tenho uma filha de dois meses. Conto minhas histórias para os presos para inspirar eles a mudarem também, se eles quiserem é possível”, encerra.

“Foram dois anos, cinco meses, 13 dias e cinco horas…”

As paredes em tons de lilás e rosa, diminuem a tensão do local e em meio as grandes do IPF, encontramos Madalena Melo, a Madá. Após quase dois anos e meio presa, hoje ela trabalha na coordenação do núcleo de artesanato do mesmo local. “Foram dois anos, cinco meses, 13 dias e cinco horas na cadeia e desse tempo eu passei dois anos e quatro meses participando dos projetos e oficinas”, relembra.

Durante os dias na prisão, ela costumava pensar no que ia fazer quando saísse de lá. “Eu tinha receio de como me portar no mercado.” Mas assim que ganhou a liberdade ela começou a trabalhar no presídio. “Recebi uma carta de emprego, fui ao juiz e no outro dia já estava de volta, trabalhando”, conta. Hoje ela trabalha oito horas diárias e é responsável pela coordenação dos cinco núcleos do artesanato, entre eles o de bordado. Madalena também cuida da compra de material, além de participar das feiras de artesanato, inclusive em outros estados. E sua família, principalmente seus dois filhos, apoiam totalmente a decisão de trabalhar no instituto.

Madá conta que a primeira vez que voltou ao local onde esteve presa, sentiu o coração acelerado e um nó na garganta, mas a sensação ruim não durou muito. “Quando vi a alegria das meninas em me ter de volta, fiquei tranquila. Esse salário que ganho aqui é o que me sustenta, mas melhor ainda é ajudar nos projetos. Continuo aqui porque acredito na política de ressocialização e na mudança do ser humano, uma vez que ele se permite mudar”, pontua.

E ela sabe que nem todas as meninas que estão lá vão conseguir se ressocializar, mas elas têm consciência de que aprenderam a fazer alguma coisa enquanto prestas e que a mudança só depende delas. “Essas meninas nunca vão poder dizer que não tiverem oportunidade de mudar, aliás tem muita gente aqui fora que não tem as oportunidades que elas tem lá dentro”, finaliza.

Quando foi presa Madalena era cabeleireira e quando se viu encarcerada foi procurar refúgio no trabalho. “Lá aprendi tudo que sei hoje. Sou artesã cadastrada, tenho carteirinha”, orgulha-se. Segundo ela a melhor forma de driblar o tempo dentro do presídio é trabalhando. “É uma terapia, só têm efeitos positivos”, finaliza.

Porta que se abriu

“Cometi um crime em 2003, mas não é por isso que vou ser para sempre um criminoso”, é assim que Cléber Vieira, 35, começa sua história. Ele passou um ano e 11 meses preso na CPPL 2 e lá, como nas histórias anteriores, conseguiu mudar de vida.

Cléber trabalha na CPPL 2, local onde esteve preso (FOTO: Arquivo pessoal)

Cléber trabalha na CPPL 2, local onde esteve preso (FOTO: Arquivo pessoal)

O rapaz relembra que apesar de ter cometido o crime em 2003, seu julgamento só aconteceu no ano de 2010, quando acabou sendo preso. Quando chegou no presídio foi instalado na ala dos evangélicos e decidiu mudar de vida naquele instante. Participou de todos osprojetos ofertados: música, desenho e serigrafia. Mas foi nas aulas de violão que uma porta se abriu para Cléber. “Nas aulas de violão recebi a oportunidade de dar aulas, o que faço até hoje. Foi uma pequena coisa, mas a partir disso tudo melhorou”, conta.

Ele conta que ama tudo que envolve música e arte em geral e hoje trabalha no que gosta, ajudando pessoas, assim como foi feito com ele. “Três vezes na semana estou na CPPL 2para dar aulas e nos outros dias faço testes com os presos, pois eles têm outras atividades e eu corrijo o que foi feito.”

Além de músico, Cléber também trabalha com artes plásticas e se considera a prova viva de que quando o ser humano tem oportunidades e vontade, ele é capaz de mudar para a melhor.

Projetos de ressocialização

Segundo o dicionário ressocializar é tornar sociável aquele que está desviado das regras morais e/ou costumeiras da sociedade. A ressocialização de presos e egressos, ou ex-presos, tem como foco desenvolver qualificações em pessoas que cometeram um crime, mas querem mudar. E é esse o foco dos projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Inclusão Social de Preso e Egresso (CISPE).

As histórias acima são exemplos de ex-pressos que enquanto estavam na cadeia conheceram os projetos de ressocialização e tiveram a chance de mudar de vida. Cristiane Gadelha, coordenadora da CISPE, explica que a coordenadoria foi criada no ano de 2012, mas os projetos existem há vários anos, apesar de em menor quantidade. “Há dois anos temos núcleos voltados exclusivamente para os projetos, inclusive um núcleo que cuida da parte de qualificação dentro dos presídios”, aponta.

São cerca de 14 projetos onde mais de quatro mil presos, entre homens e mulheres, passam por cursos qualificantes que os preparam para o mercado de trabalho fora dos presídios ou dentro, se mesmo em liberdade eles quiserem continuar trabalhando. Cristiane conta que muitos dos assistidos não têm nenhuma habilidade e após os cursos desenvolvem aptidões e vontade de continuar quando saem do cárcere.

Entre os projetos está o Maria, Mariasonde as presas do Instituto Penal Feminino (IPF) participam de cursos de qualificação em áreas como artesanato, culinária, costura e beleza. Ao fim dos cursos todas as participantes recebem certificado e diminuição da pena. “A cada 12 horas de qualificação a presidiária tem um dia a menos na pena”, explica Cristiane. Além disso alguns cursos se tornam oficinas produtivas, onde o que foi aprendido passa a ser confeccionado e vendido, dessa forma as presas são contratadas e a cada três dias de trabalho elas têm menos um dia na prisão.

Outro projeto desenvolvido pela CISPE é oCores da Liberdade onde 30 homens, de alguns presídios, são selecionados para pintar a própria unidade prisional. A seleção é feita a partir do bom comportamento. Eles passam por um curso e recebem certificado de pintor. Cristiane explica que o ramo mais fácil para o egressos conseguirem trabalho quando saem da prisão é o da engenharia civil, por isso, ainda nos presídios os presos passam por cursos profissionalizantes e saem aptos a trabalhar em canteiros de obra. Alguns desses empregos fazem parte do projeto Mãos que constroem, onde os ex-presos trabalham em obras do Governo.

A industrialização dos presídios, onde as empresas se alocam dentro das unidades prisionais e os presos tem a oportunidade de trabalhar, chegando a ter a possibilidade de serem contratado pela empresa após a liberdade, é o projeto de maior destaque da coordenadoria. Cristiane explica que isso é bom para a empresa socialmente e financeiramente. Mas principalmente para os presos, pois eles recebem salários e podem ajudar suas famílias.

Depois que saem da prisão os egressos têm ajuda da CISPE no encaminhamento para empregos, mas a sociedade precisa ajudar, pois enquanto os presos estão dentro do presídio, o governo ajuda e qualifica. Mas quando o preso saí ele precisa da empresa para se contratado e se o egresso não consegue emprego, pode voltar para o crime. Cristiane Gadelha coordenadora do núcleo, “um preso ressocializado é um bandido a menos nas ruas”, finaliza.

sexta-feira, maio 09, 2014

Reunião de pais e mestres na Escola Eliza Maria

Texto: José Fernandes 

imageNa última quinta-feira (08) a diretora Joelma Santos convidou a comunidade do São Bento de Baixo, na zona rural de São Bento-PB para participar de uma reunião de pais e mestres. Para a reunião também foram convidados representantes do Conselho Tutelar Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Ação Social.

Os conselheiros Carlos Pedrosa (Presidente) e Severino Pereira falaram sobre o direito constitucional das crianças e adolescentes e tiram algumas dúvidas para as famílias ali presentes.

O representante da Sec. Mun. de Educação, José Fernandes, falou da importância de as famílias que são beneficiárias do programa Bolsa Família de terem as informações de escola atualizadas junto a Secretaria Municipal de Educação e junto a Secretaria Municipal de Ação Social. Pois, atualmente São Bento-PB está com quase 600 alunos sem informação de escola no Sistema Presença. O que acarreta o não acompanhamimageento de frequência escolar, causando advertência, bloqueio, suspensão e/ou cancelamento do repasse do benefício, por motivo de descumprimento de condicionalidades.

A representante da Sec. Mun. de Ação Social (Comitê), Ana Kátia, também falou da importância da atualização do cadastro do Bolsa Família (mudança de endereço, atualização de escola e nascimento de algum novo membro na família) junto ao “Comitê”. Ela falou, ainda, do motivo de o Sistema CADIÚNICO, responsável pela atualização cadastral das famílias beneficiárias do Bolsa, está fora do ar devido uma manutenção técnica no MDS (Ministério de Desenvolvimento Social). Segunda, Ana Kátia, essa situação é a nível nacional, ou seja, atinge todos os municípios da federação brasileira e o sistema tem estado em manutenção para aprimoramento da plataforma. De agora para frente à família terá de providenciar RG, CPF e Carteira Profissional dos membros da famílias para algumas mudanças cadastrais, exigências do MDS. Essas mudanças vão acontecer à medida que as família vai atualizando as informações cadastrais a partir de 2014

imageApós as explanações, e depois de tirar as dúvidas das famílias participantes, a escola ofereceu um lanche em comemoração às mães daquela localidade que agradeceu os esclarecimentos dos profissionais acima citados. A reunião foi salutar por levar esclarecimentos à população sobre seus direitos e deveres para o sucesso de uma educação de qualidade e o exercício da cidadania efetiva.

image

quinta-feira, maio 08, 2014

Veja os 23 escolhidos de Felipão para a Copa do Mundo

Salve o Piranhas com MSN Esportes

image

Júlio César Soares Espíndola - Goleiro - 3/9/1979 - 1,86 m - Toronto FC (CAN)  -Titular de Scolari, Júlio César pouco jogava em seu time na Inglaterra, o Queens Park Rangers, então se mudou para o Canadá. Apesar de jogar uma liga fraca, tem a confiança de Felipão. Foi o goleiro da conquista da Copa das Confederações-2013 e também esteve nas Copas de 2010 (titular) e 2006 (terceiro goleiro)

image

Jefferson de Oliveira Galvão - Goleiro - 2/1/1983 - 1,88m - Botafogo (BRA) - As grandes atuações de Jefferson pelo Botafogo têm rendido a ele convocações à seleção desde 2010, logo após a última Copa do Mundo. Neste Mundial deverá ser o reserva imediato de Júlio César

 

imageVictor Leandro Bagy - Goleiro - 21/1/1983 - 1,93m - Atlético-MG (BRA) - Grande nome da conquista do Atlético-MG na Libertadores de 2013, tentará repetir na seleção os milagres que tem feito nos últimos dois anos pelo Galo. Isso se não ficar apenas no banco, como terceiro goleiro

 

image

Thiago Emiliano da Silva de Souza - Zagueiro - 22/9/1984 - 1,83 m - Paris Saint Germain - Capitão da seleção brasileira, Thiago Silva se firmou como principal alicerce defensivo e homem de confiança de Luiz Felipe Scolari; dono de um estilo seguro e tranquilo, o jogador acumula títulos por onde passou, especialmente no Fluminense, no Milan e no Paris Saint-Germain

image

David Luiz Moreira Marinho - Zagueiro - 22/4/1987 - 1,88 m - Chelsea - Ambidestro, David Luiz compõe bem a zaga com Thiago Silva e tem característica de mais raça e combate, com bom desempenho pelo alto, além de gostar de sair mais para o jogo. Faz sucesso no Chelsea e cativa também por seu estilo e pela inconfundível cabeleira

 

image

Dante Bonfim Costa Santos - Zagueiro - 18/10/83 - 1,88 m - Bayern de Munique (ALE) - Dante jogou pouco no Brasil, mas faz sucesso na Europa, no supertime do Bayern. Pode jogar como central tanto quanto como quarto zagueiro e deverá ser o reserva imediato para Thiago Silva ou David Luiz

 

image

Henrique Adriano Buss - Zagueiro - 14/10/1986 - 1,84m - Napoli (ITA) - O zagueiro deixou o Palmeiras este ano para jogar na Itália, e lá tem atuado como lateral-direito. A versatilidade e a confiança de Felipão, com quem trabalhou no Verdão, levaram Henrique à Copa

 

image

Daniel Alves da Silva - Lateral-direito - 6/5/1983 - 1,73 m - Barcelona (ESP) - Titular absoluto da lateral direita da seleção, Daniel Alves já fez história na Espanha jogando pelo Sevilla e, principalmente, pelo Barcelona; é figura frequente nas listas de melhores jogadores do mundo

 

image

Maicon Douglas Sisenando - Lateral-direito - 26/7/1981 - 1,84 - Roma (ITA) - Caiu muito de produção após a última Copa e não tem feito grandes partidas pela Roma, seu time atual. Mesmo assim, pela experiência e pela força física, ganhou vaga no time de Felipão

 

 

image

Marcelo Vieira da Silva Júnior - Lateral-esquerdo - 12/5/1988 - 1,72 m - Real Madrid - O jogador demorou a se firmar, mas hoje é o 'dono' da lateral esquerda do Brasil; com características mais ofensivas que defensivas, Marcelo, apesar de jovem, já vem há muito tempo como titular do Real Madrid e jogou duas olimpíadas pela seleção: Pequim-2008 e Londres-2012

image

Maxwell Scherrer Cabelino Andrade - lateral-esquerdo - 27/8/1981 - 1,77m - Paris Saint-Germain (FRA) - O experiente lateral já passou por grandes times, como Ajax, Inter de Milão e Barcelona. Vai à Copa por sua habilidade como apoiador e também por ser considerado um jogador bom de grupo

 

image

Luiz Gustavo Dias - Volante - 6/8/84 - 1,88 m - Wolfsburg - Um verdadeiro cão de guarda que fica longe de deixar a desejar quando está com a bola nos pés. Luiz Gustavo é um primeiro volante nato, mas, além das qualidades defensivas, também tem qualidade para se aventurar no ataque

 

image

José Paulo Bezerra Maciel Junior - Volante - 25/7/1988 - 1,82 m - Tottenham (ING) - Eficiente na marcação e com ótima chegada ao ataque, Paulinho se firmou como segundo volante e como uma das principais referências da seleção de Felipão. Tem sido reserva no Tottenham ultimamente. Mas, pela seleção, foi eleito o terceiro melhor jogador da Copa das Confederações-2013

image

Ramires Santos do Nascimento - Volante - 24/3/87 - 1,80 m - Chelsea (ING) - Titular da seleção com Dunga, Ramires já teve altos e baixos com Felipão. Na reta final de preparação para a Copa, o volante, que tem habilidade para atuar praticamente como um meia amador, voltou a ganhar moral e é uma opção boa tanto na parte ofensiva como na defensiva

image

Fernando Luiz Roza - Volante - 4/5/85 - 1,75 m - Manchester City (ING) - O volante de estilo 'pegador' trocou a Ucrânia pela Inglaterra por mais visibilidade e foi uma surpresa de Felipão na reta final de preparação para a Copa

 

 

image

Anderson Hernanes de Carvalho Andrade Lima - Volante - 29/5/1985 - 1,80 m - Inter de Milão - Volante moderno, Hernanes faz dupla função, já que tem características de meia armador quando está com a bola. Na seleção, costuma ter posicionamento um pouco mais recuado, mas também chega à frente e faz gols

 

image

Oscar dos Santos Emboaba Júnior - Meia-atacante - 9/9/91 - 1,82 m - Chelsea (ING)- Meia destro bastante habilidoso, Oscar é um armador de jogadas que também chega bem ao gol adversário. A boa fase atuando no Chelsea fez com que o jogador conquistasse a vaga de titular no time de Scolari

 

image

Willian Borges da Silva - Meia-atacante - 9/8/88 - 1,73 m - Chelsea (ING) - Depois de passar por Ucrânia e Rússia, o ex-corintiano Willian chegou ao Chelsea em 2013 e finalmente conseguiu mostrar seu futebol em uma grande vitrine. Convocado para amistosos por Scolari, ganhou moral na reta final antes da Copa

 

imageGivanildo Vieira de Souza - Atacante - 25/7/86 - 1,80 m - Zenit (RUS) - Com um potente chute de esquerda, Hulk também chama a atenção pela força. O atacante tem o porte físico 'mais avantajado' do que a maioria dos jogadores da posição e caracterizou-se pela jogada que faz no lado direito, seu preferido, em que corta para dentro e dispara o chute forte e seco

imageBernard Anício Caldeira Duarte - Meia-atacante - 8/9/1992 - 1,63 m - Shakhtar Donetsk - Grande destaque do Atlético-MG no vice-campeonato brasileiro de 2012 e na conquista da Libertadores-2013, Bernard tem como principal característica a velocidade e drible rápido, facilitados por sua baixa estatura. Virou um 'talismã' de Felipão

 

image

Neymar da Silva Santos Júnior - Atacante - 5/2/1992 - 1,74 m - Barcelona (ESP) - Neymar sempre foi visto como a grande promessa do futebol brasileiro e não demorou muito para se firmar, seja no Santos, no Barcelona ou na seleção. Seus dribles desconcertantes e gols são a grande esperança do Brasil na Copa

 

image

Frederico Chaves Guedes - Atacante - 3/10/83 - 1,85 m - Fluminense (BRA) - Após vários testes de Felipão, Fred foi quem mostrou melhor desempenho com a camisa 9 da seleção, especialmente na Copa das Confederações. O jogador é do tipo que desperdiça poucas oportunidades, apesar de não ser dos mais habilidosos

 

image

João Alves de Assis Silva - Atacante - 20/03/1987 - 1,90m - Atlético-MG (BRA) - Um dos destaques do Galo campeão da Libertadores no ano passado, teve sua chance na seleção na Copa das Confederações, quando Leandro Damião, machucado, foi cortado. Jô agarrou a oportunidade e vai à Copa como reserva de Fred

terça-feira, maio 06, 2014

8 mil aderem a demissão voluntária e Petrobras prevê economizar R$ 13 bi

O plano de incentivo ao desligamento voluntário da Petrobras deverá gerar economia de R$ 13 bilhões entre 2014 e 2018 em estimativa conservadora, disse a empresa em comunicado nesta segunda-feira (5).

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem afirmava que a economia de R$ 13 bilhões se daria até 2015. O correto é até 2018. A reportagem foi corrigida às 13h09).
A empresa informou que o número de empregados inscritos no programa de demissão voluntária atingiu 8.298, o equivalente a 12,4% do efeito total da Petrobras. A previsão é que 55% dos desligamentos ocorram ainda em 2014.
A Petrobras estimou uma provisão (reserva) de R$ 2,4 bilhões no demonstrativo contábil do primeiro trimestre referente os valores pagos aos empregados que aderiram ao programa, com efeito de R$ 1,6 bilhão no resultado, líquido dos impostos diferidos de R$ 815 milhões.
"Estimamos também que o custo do referido incentivo seja compensado em um tempo médio de 9 meses após a saída de cada um de nossos profissionais", acrescentou a empresa.
O número informado está perto da estimativa apontada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em meados de janeiro, quando a Petrobras divulgou seu programa, de cerca de 8,4 mil petroleiros.
Corte de gastos
O plano de demissão voluntária da Petrobras foi aprovado em janeiro. Segundo a estatal, o objetivo é adequar os efetivos da empresa ao plano de negócios e "atender aos interesses da companhia compatibilizando com as expectativas dos empregados".