Siga-nos Você Também!

sábado, setembro 28, 2013

CAÇAMBA CAMPEÃ DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2013 NA AABB

Texto: José Fernandes e Fábio Alves
image
Ontem (27/09/13) tivemos o último jogo do Campeonato Municipal de Futsal na AABB. Com uma final eletrizante, e um jogo disputado a cada minuto. A AABB e Caçamba estavam focadas e queriam meter a mão na taça e dar o grito de campeão. A Caçamba começou abrindo o placar 1 x 0, em seguida a AABB empatou. A Caçamba controlava bem a partida e aos poucos ;foi ampliando o placar, chegando a fazer 4 x 1. Ela estava determinada em ser campeã, as dificuldades enfrentadas até ali estavam em sua memória. Sabia que não tinha jogo fácil, não queria dar mole para sua adversária AABB.
A AABB não queria ser vice-campeã de novo, e correu, lutou e conseguiu encostar, deixando o placar em 4 x 3 no fim do primeiro tempo.
No segundo tempo, o jogo continuava com o mesmo pique, era um lance perigoso atrás do outro, ambas as equipes marcava e explorava os erros uma da outra. E nesse jogo de xadrez, a Caçamba faz mais um gol, agora a vantagem era de 5 x 3 a seu favor. No entanto, a AABB não estava morta, queria vencer, e diminuiu a diferença em 5 x 4. Faltavam menos de seis minutos para terminar o segundo tempo, e sabermos quem seria o campeão. Esses minutos finais demoram uma eternidade para Caçamba que estava na frente do placar, mas para AABB não. E a situação a gravou-se para a Caçamba, pois o jogador Fabinho se contundiu num lance defensivo, deixando a equipe sem jogadores no banco para ajudar no revezamento. E os cincos gladiadores ficam na arena se doando ao máximo tentado segurar à pressão da AABB, arrancando gritos de incentivos de sua torcida.
A AABB colocou o goleiro linha e faltando pouco mais de vinte segundo conseguiu o empate em 5 x 5, levando o jogo para a prorrogação com dois tempos de cinco minutos. O que favorecia a AABB pelo fato de ter jogadores no banco de reservar e podia fazer revezamento a todo instante.
Os jogadores da Caçamba, por outro lado, buscava fôlego e energia visando a vitória que estava tão perto, mas que foi se distanciando pela força da AABB. A prorrogação terminou sem gols e agora, só restavam as cobranças de pênaltis para conhecer a equipe campeã de 2013.
A Caçamba iniciou as cobranças de pênalti, tendo 100% de aproveitamento, já a AABB perdeu a quarta cobrança e também o título de campeã. Placar dos pênaltis, Caçamba 5 x 4 AABB.
Destaques da AABB: Júnior, atilheiro do campeonato com 12 gols, Luiz Paulo e goleiro Cacau.
Destaques da Caçamba: o goleiro Rangel, que fez grandes defesas e foi o melhor goleiro do campeonato e dedicou o título a sua amada esposa (que faleceu há dois meses); Vaguinho que marcou muito, Alisson, artilheiro e cérebro da equipe; Alexandre, considerado por muitos como o melhor jogador da partida; Joaozinho, o motor do time; e Fabinho, por dar forças à equipe.
imageimageimageimageimageimage
A equipe do blog Salve o Piranhas agradece a todos os seguidores, amigos, simpatizantes e leitores por essas duas semanas acompanhando o Campeonato Municipal de Futsal. Parabéns a Júnior por montar um bom time esse ano e se consagrar campeão. Parabéns a todos os organizadores do Campeonato, por incetivar esporte em nossa cidade, ajudando jovens com participação social saudável. Parabéns a todas as equipes jogaram o verdadeiro “fair play” (jogo justo, limpo) e a todos os torcedores que participaram dos jogos.
Até próximo ano, se o Criador permitir.
Vídeo da cobranças de penaltis:
Blog: Salve o Piranhas










sexta-feira, setembro 27, 2013

Saiba o que aconteceu na semifinal do Campeonato de Futsal da AABB 2013

Texto: Fábio Alves e José Fernandes

imageNesta quinta (26/09/13) tivemos as semifinais do Campeonato Municipal na AABB de São Bento-PB, e grande era expectativa para os dois jogos da noite.

Na primeira partida envolvendo AABB x Celta, o que, segundo torcedores, seria o jogo da noite. Até porque, esse jogo correspondeu a grande final desse torneio ano passado, e tinha um gostinho de revanche.

O jogo começou com a AABB sendo mais objetiva e eficiente e abriu o placar em 2 x 0 no inicio do primeiro tempo. Mas a equipe do Celta se recuperou do susto e conseguiu equilibrar a partida igualando o placar.

Empurrado pela sua fanática torcida, o time da escolinha tentava passar a frente no placar, porém, a AABB não permitia que o fantasma do ano passado entrasse em cena. Ela estava disposta a não ceder a vaga da final, queria a vitória, precisava dar o troco na equipe do Celta.

Com um lance meio que sem querer Isaías marcou no finalzinho do segundo tempo e levou a AABB para grande final, vencendo o por 4 x 3.

Destaques da AABB: Júnior e Isaías.

Destaques do Celta: Mandson, Mauro e o goleiro Issac.

Na segunda partida da noite, a Turma da Praia, 100% de aproveitamento na competição enfrentou a Caçamba, segunda colocada. O jogo começou com a Turma da Praia melhor, saindo na frente no placar. Mas aos poucos a Caçamba foi se encontrando no jogo, mostrando que queria a vaga na final.

No segundo tempo, a Caçamba virou o placar e se manteve sempre a frente do marcador, vindo a vencer a partida por 5 x 3 e fará a final contra a vice-campeã do ano passado, AABB.

Destaques da Turma da Praia: Nem, Thiago e Artur.

Destaques da Caçamba. Alisson, Fabinho e o goleiro Rangel.

Para comandar os jogos da noite, vindo diretamente de Natal-RN, tivemos a colaboração dos ilustres arbítrios, no primeiro jogo: Ivan Fernandes e Marcio Xavier. Já no segundo jogo, apitaram: Gilmar Batista e Hediney Dantas.

Acompanhe a tabela da competição, clicando aqui.

Veja algumas fotos:

imageimageimageimageimage

quinta-feira, setembro 26, 2013

Celta se classifica para semifinal de futsal depois com uma goleada sobre a Barra de Cima

Texto: Fábio Alves & José Fernandes

imageNessa quarta-feira (25/09), tivemos a última rodada da Chave B, no primeiro jogo Turma da Praia x Red Bull. Com poucas chances de classificação Red Bull começou bem, porém a Turma da Praia logo, logo equilibrou o jogo. Em mais uma noite inspirada Geovane até tentou levar o Red Bull à vitória, mas o conjunto da Praia era melhor. Com boa atuação de Nem, a equipe da Turma da Praia venceu por 6 x 4 e fechou a primeira fase da competição com 100% de aproveitamento.

Destaques do Red Bull, Geovane e da Turma da Praia: Nem e Artur.

Mas a grande expectativa mesmo era o segundo jogo, Barra de Cima que deixou escapar a classificação semana passada e a campeã do ano passado Celta, que perdeu na estreia. Ambas as equipes disputavam a última vaga na semifinal, a Barra precisava apenas de um empate, para carimbar o passaporte. Assim, que o jogo começou foi a torcida da Barra quem vibrou primeiro, com apenas um minuto de jogo Alan abriu o marcador. Mas não demorou muito para o Celta empatar e virar a partida, fazendo com que a sua torcida explodisse de alegria. Demonstrando muita raça, a campeã voltou e se impôs no jogo, arrancando sua classificação na raça e na vontade, Celta aplicou uma goleada de 7 x 1 na Barra de Cima, que estava com seu herói, o Boi, machucado. Assim, a Barra perdeu de virada pela segunda vez na competição, causando tristeza a sua fiel torcida que abrilhantou as noites desse campeonato.

imageimageimageimage

Hoje (26/09) semifinal do Campeonato Municipal de Futsal de São Bento-PB na AABB, primeiro jogo: AABB X Celta às 19h30 e às 20h30, Santa Luzia X Caçamba.

CLIQUE E VEJA A TABELA AQUI

quarta-feira, setembro 25, 2013

AABB e Caçamba primeiras semifinalistas do Campeonato Municipal de Futsal 2013

Texto: Fábio Alves

imageNesta terça tivemos o término da 1ª fase pelo grupo A, jogaram no primeiro jogo da noite Barrinha X Santa Luzia, apenas para cumprir tabela, uma vez que, as duas equipes não tinham mais chances de classificação. O jogo começou com a Barrinha abrindo o placar e jogando melhor. Placar Barrinha 4 x 2 Santa Luzia. Destaque da partida, pela Santa Luzia foi Fofinho. Destaques da Barrinha: Paulo César e Erico.

Já no segundo jogo, havia uma grande disputa pela liderança da Chave A, um confronto entre a AABB e a Caçamba. O jogo começou equilibrado e com as duas equipes se estudando, mas o primeiro tempo acabou 2 x 1 para AABB. No segundo tempo, a AABB voltou melhor e ampliou o placar e venceu a partida, AABB 5 x 1 Caçamba. AABB 1ª colocada e Caçamba 2ª da Chave A. Destaques da AABB: Junior e Luiz Paulo, destaques da Caçamba: o goleiro Rangel e Alisson.

sábado, setembro 21, 2013

Barra de Cima deixa escapar vitória e terá que disputar a única vaga da semifinal do campeonato próxima quarta-feira

Texto & Fotos: Fábio Alves

Na segunda rodada da 1ª fase pela Chave B, a equipe da Barra de Cima enfrentou a Turma da Praia, em um jogo eletrizante e com a casa cheia. imageBarra começou melhor o jogo e abriu o placar em 2 x 0 no 1º tempo. Empurrada pela torcida a equipe foi superior. Mas no 2º tempo, a história foi outra, a Turma da Praia voltou melhor e em poucos minutos virou o placar. A partida pegou fogo e o jogo ficou mais emocionante. Mas o jogo acabou com a vitória da Turma da Praia que também garantiu vaga na semifinal do campeonato. O placar ficou assim, Turma da Praia 5 x 3 Barra de Cima. Os destaques da Turma da Praia foram para o quarteto, Nem que jogou muito, Renan, Marquinho e Artur. Já os destaques da Barra foram Cindicley e Marcinho.

No segundo jogo da noite, o Celta e o Red Bull se enfrentaram buscando reabilitação já que as duas equipes haviam perdido na estreia do campeonato. No segundo tempo, a equipe do Celta voltou melhor, com mais raça e determinação, conseguiu virar a partida, mas não conseguiu segurar o placar e acabou cedendo o empate, Celta 3 x 3 Red Bull. Destaques do jogo, pelo Celta: Madson, Mauro e Romário. Destaque do Red Bull: Geovane, Jonathan e Catelo.

imageimageimage

sexta-feira, setembro 20, 2013

Veja fotos do Desfile da Primavera promovido pelo Colégio Liderança

Colégio Liderança, pioneiro no desfile de primavera em São Bento-PB, levou seus alunos, profissionais de educação e familiares pelas principais ruas da cidade, apresentando muitas cores fortes, fantasias, coreografias e muita animação. Muitas pessoas saíram de suas casas e comércio para apreciar o belo trabalho da comunidade escolar, regido pela sua diretora Maria Nobre dos Santos.
imageimageimageimageimageimageimageimage

Caçamba e AABB classificadas para semifial do Campeonato Municipal de Futsal

Texto: Fábio Alves & José Fernandes

imageNesta quinta-feira tivemos a segunda rodada da primeira fase. Primeiro jogo, a Caçamba enfreou equipe da Santa Luzia, e aquela, buscando a sua a classificação antecipada. O jogo começou com as duas equipes indo para cima, mas foi a Caçamba quem saiu na frente do placar e se manteve por todo o jogo. No final saiu Caçamba 6 x 3 Santa Luzia, Caçamba invicta e já com o passaporte garantido para semifinal enfrentará a AABB, no próximo jogo.

Os destaques da equipe da Caçamba foram o goleiro Rangel, Alisson e Alexandre. Os destaques da Santa Luzia: o goleiro Naldo, Fofinho e Abimael.

No segundo jogo da noite, a AABB enfrentou a Barrinha. A franca favorita massacrou a sua adversaria, garantido, também, vaga na semifinal. A AABB dominou o jogo inteiro, vindo a golear a Barrinha em 10 x 1.

Destaques da partida pela AABB: Júnior e Luiz Paulo. Pela Barrinha: Emerson que marcou o gol de honra.

quinta-feira, setembro 19, 2013

Programa Brasil Carinhoso

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO SITE

Segundo jogo da primeira rodada do XIII Campeonato Municipal de Futsal de São Bento na AABB

Texto: Fábio Alves & José Fernandes

No primeiro jogo da noite (18/09/13), o Celta enfrentou o time da Turma da Praia. No primeiro tempo as duas equipes priorizaram a marcação forte e saiu 1 x 1. Madson para o Celta e Renan para Turma da Praia. Na segunda etapa, o ritmo foi o mesmo: marcação acirrada de ambos os times, mas num lance sorte a Turma da Praia conseguiu marcar o seu segundo gol, vencendo a partida por 2 x 1, conquistando, portanto, seus primeiros três pontos.

Destaque da primeira partida Madson e Romário do Celta. E pela Turma da Praia Nem e Artur.

Já no segundo jogo da noite, tivemos Barra de Cima X Red Bull. A Barra entrou em quadra com muita garra, estava focada na vitória, imprimiu um ritmo forte e conseguiu vencer o primeiro tempo por 2 x 1. No segundo tempo, a equipe do Red Bull empatou em 2 x 2, mas pressão e o preparo físico da Barra eram mais fortes e a vitória da Barra de Cima foi só questão de tempo e paciência. E o jogo terminou assim: Barra de Cima 4 x 2 Red Bull.

Os destaques da segunda partida, pela Barra de Cima: Marcinho e Cidicley. E pelo Red Bull o destaque foi Geovane.

Vejamos a seguir algumas fotos (crédito de Fábio Alves):

imageimageimageimage

 

Acompanhe a Tabela do Campeonato cliquando aqui.

quarta-feira, setembro 18, 2013

Abertura do XIII Campeonato Municipal de Futsal de São Bento na AABB

Texto: Fábio Alves & José Fernandes

Na abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2013, nessa terça-feira (17/09/13), tivemos AABB 7 X 2 Santa Luzia, com destaques para o conjunto da equipe e a qualidade técnica dos jogadores Luiz Paulo, Kildinho, Junior e Gil de Catolé. Já no lado da Santa Luzia, o destaque ficou por conta de Abimael, Ulisses, Fofinho e o goleiro Naldo. Sempre atrás do placar, a equipe de Santa Luzia não conseguiu reagir, em momento algum.

Já na segunda partida da noite, que envolveram as equipes da Caçamba X Barrinha, o que vimos foi um verdadeiro passeio da equipe vencedora, que não teve a vitória ameaçada em nenhum dos dois tempos. O placar foi gigantesco Caçamba 12 X 2 Barrinha. Os destaques da Caçamba ficaram por conta do trio Alisson, Vaguinho e João, que com experiência e entrosamento comandaram a vitória. Já a Barrinha, que apresentou um time de meninos, não suportou a pressão do adversário. Vamos esperar a Barra de Cima, que com certeza, vai dar todo gás e mostrar como gente grande joga.

Apitaram os jogos os árbitros Pincel e Ivonaldo ambos de Catolé do Rocha-PB

Vejamos a seguir algumas fotos (crédito de Fábio Alves): 

imageimageimageimageimage

Acompanhe a Tabela do Campeonato cliquando aqui.

 

sábado, setembro 14, 2013

Em breve o Campeonato Municipal de Futsal 2013

Texto: José Fernandes e Fabinho
Está chegando o Campeonato Municipal de Futsal 2013
imageAtenção leitores do Blog Salve o Piranhas, próxima terça-feira (17/09/2013) teremos início ao XIII Campeonato Municipal de Futsal de São Bento-PB. Nessa edição, o torneio contará com as seguintes equipes: AABB, Caçamba, Barra de Cima, Santa Luzia, Barrinha, Turma da Praia, Red Bull e a campeã do ano passado Celta.
Na abertura do campeonato, AABB enfrentará a equipe da Santa Luzia, jogo que será realizado às 19h30 na quadra da AABB e em seguida Caçamba X Barra de Cima, jogos do grupo A.
imageE o Salve o Piranhas fará a cobertura do evento, com ajuda de Fábio Alves (Fabinho) e colaboradores.
Fique ligado, o melhor lance você só encontra aqui.




sexta-feira, setembro 13, 2013

Vaticano ocupa 8º lugar global em lavagem de dinheiro

O Banco do Vaticano foi criado pelo Papa Pio XII em 1942. Desde o início, seus estatutos foram redigidos de tal forma que nem o papa teria acesso direto à sua administração. Com o início da 2ª guerra Mundial, em 1943, foram levantadas suspeitas de que banco poderia guardar verbas produzidas pelo regime nazista.

A maior contestação desde então é por que a maior entidade religiosa do mundo precisaria de um banco, cujo nome oficial é Instituto de Obras da Religião (IOR). E qual a motivação para ele ser acionários de empresas como a FIAT e a Alfa Romeo, além de participações em empreendimentos como rede de joalheiros de luxo Bulgari, o banco de investimentos Altium Capital e o Pall Mall.

Segundo o jornal inglês The Guardian, o valor internacional do Vaticano ocultado por empresas estabelecidas em paraísos fiscais ultrapassa um bilhão e meio de reais hoje.

Nos últimos anos as coisas pioraram. E muito. Em setembro de 2010, o IOR foi investigado pela justiça italiana com a suspeita de lavagem de dinheiro. O Ministério Público italiano congelou 23 milhões de euros usados em “transações irregulares”. Depois de um ano de batalha judicial, o dinheiro foi desbloqueado, mas a investigação continua. O banco sempre negou irregularidades.

Em 2012, jornais italianos publicaram cartas secretas que apontavam um conflito entre os mais altos membros do Vaticano sobre o quão transparente o banco estatal deveria ser em relação às suas transações financeiras. Logo em seguida, o Departamento de Estado americano colocou, pela primeira vez na história, o Vaticano na lista de países suscetíveis à lavagem de dinheiro.

O menor Estado do mundo, onde além do papa vivem apenas 800 pessoas, aparecia na categoria “preocupação”, junto a países como Polônia, Egito, Iêmen, Hungria e Vietnã.

“Com os grandes volumes de divisas internacionais que passam pela Santa Sé, é um sistema que o torna vulnerável como potencial centro de lavagem de dinheiro”, explicou na época Susan Pittman, da divisão do Departamento de Estado que cuida da aplicação da lei e do combate internacional a narcóticos.

Nessa época, a má gestão chegou a fazer o Banco do Vaticano experimentar o seu pior déficit dos últimos anos: 19 milhões de dólares. Era o auge de um escândalo de duas décadas sob suspeitas de lavagem de dinheiro e ligações com a máfia, além do “desaparecimento” de US$ 1 bilhão em um banco com quem fazia transações.

Em fevereiro de 2013, antes de renunciar, o papa Bento 16 trocou o diretor do banco do Vaticano, O alemão Ernst Von Freyberg foi empossado.

Essa medida já provou ser ineficaz outras vezes. Em 1989, o arcebispo norte-americano Paul Marcinkus, foi responsabilizado pelas autoridades italianas de envolvimento com a Máfia, na falência do Banco Ambrosiano, escândalo que envolveu a loja maçônica P-2 e vários banqueiros. O caso inspirou a produção de filmes e de vários livros.

Mesmo agora, após Francisco ter assumido, as coisas não melhoraram. No mês passado, a polícia italiana prendeu o monsenhor Nunzio Scarano, 61 anos, suspeito de participar do desvio de milhões de euros do Banco Vaticano. O prelado (título dos altos dignitários da Igreja Católica) trabalhava como contador da administração financeira e teria ajudado alguns amigos ricos a levar grandes valores para a Itália. Ele cumpre prisão domiciliar e aguarda julgamento.

Em meio às investigações, ainda não concluídas, surgiram indícios que o Instituto de Obras da Religião teria “lavado” cerca de 33 bilhões de dólares. Novamente a cúpula do Banco, com a saída de Paolo Cipriani e Massimo Tulli.

Este mês, foi divulgada uma pesquisa realizada pela rede de organizações sociais francesas Voltaire, baseada em dados fornecidos pelos governos a Alemanha e Suíça. O Vaticano atualmente ocupa o 8º lugar entre os países que mais lavam dinheiro, ultrapassando conhecidos paraísos fiscais como Suíça, Bahamas, Liechtenstein, Nauru e as Ilhas Maurício.

O papa Francisco montou uma comissão formada por cardeais e outros assessores que está investigando os bastidores do IOR e deve apresentar propostas de mudanças radicais no banco. É cogitado, inclusive, o fechamento do instituto e a sua transformação numa entidade que possa administrar os recursos financeiros da Igreja Católica de outra maneira.

Essa comissão já consultou a União Europeia, pedindo assessoria técnica, por meio do Moneyval, um organismo da UE que avalia e executa medidas contra lavagem de dinheiro e contra o terrorismo.

O atual diretor da IOR, Battista Ricca, assumiu o Banco do Vaticano faz dois meses, mas já é acusado de fazer parte do célebre “lobby gay” católico, cuja existência foi desmentida por Francisco na polemica entrevista dada em sua despedida do Brasil.

Reuters.

Candidato branco aprovado por cotas expõe subjetividade em concursos

Concurso para diplomatas do Itamaraty se baseia exclusivamente na declaração do estudante; ministério não avalia veracidade das informações

Mathias de Souza Lima Abramovic desativou seu perfil no Facebook após início da polêmica Foto: Reprodução
Mathias de Souza Lima Abramovic 
 
A aprovação de um médico branco de olhos verdes dentro das cotas para afrodescendentes em um concurso do Ministério das Relações Exteriores expõe um ponto polêmico nessa política: a falta de critérios objetivos para avaliar se um candidato tem mesmo a cor ou raça que alega no momento da inscrição. Para ter uma chance de aprovação por meio das cotas no Itamaraty, basta que ao estudante se declare afrodescendente: não há avaliação técnica nem banca para examinar a veracidade das informações prestadas. Autodeclarado negro, Mathias de Souza Lima Abramovic tem pele clara e olhos verdes, conforme revelam fotos suas publicadas na internet.
A mesma subjetividade para definir quem pode concorrer por meio das cotas raciais é registrada também em outras seleções pelo Brasil, como concursos e vestibulares. O Itamaraty, por exemplo, não especifica os critérios para concorrer como afrodescendente. O edital do processo seletivo deixa claro que é permitida a autodeclaração dos candidatos. A cota do Instituto Rio Branco é válida apenas para a primeira etapa do concurso.
Apesar de ter cogitado que Mathias pudesse ser desclassificado por prestar declarações falsas na inscrição, o Itamaraty informou ontem que manterá inalterada a situação do estudante que passou na primeira fase concurso para formar futuros diplomatas. Autodeclarado afrodescendente e selecionado na cota destinada ao grupo, Abramovic se encaixou entre os 10 afrodescendentes e os dois deficientes físicos com notas mais baixas que os cem primeiros colocados que poderão concorrer na próxima fase. O Itamaraty informou que respeita o que é declarado no ato da inscrição.
O caso foi analisado pela manhã e à tarde houve a resposta oficial do instituto. Na prática, o candidato segue para a segunda etapa do concurso. No total, são quatro fases. A inclusão de Abramovic na cota foi questionada porque ele aparentemente não tem características afrodescendentes: é aloirado com olhos claros. Nas redes sociais, Abramovic diz que se considerar negro e consta como pardo em documentos oficiais.
Na primeira fase, as cotas reservam um adicional de 10 vagas para afrodescendentes e duas para deficientes, totalizando 112 vagas. A cota é válida apenas para a primeira etapa do concurso, no qual só são classificados para a segunda etapa os 100 candidatos com maiores notas. Ao final, apenas 30 candidatos ficarão até a última etapa do concurso. O Itamaraty informou que é a primeira vez que ocorre um caso com o de Abramovic.
O edital é claro ao afirmar que “os candidatos afrodescendentes deverão declarar, no ato da inscrição”. Para as pessoas com deficiência, as reservas de vagas vão até a última etapa (são quatro no total), diferentemente dos afrodescendentes, cuja cota só existe na primeira fase. No caso das pessoas com deficiência, o edital prevê perícia médica para comprovação.


Com informações da Agência Brasil.

Coreia do Norte reinicia operação do seu reactor nuclear de Yongbyon




Vapor de água foi avistado em imagens de satélite a sair da central nuclear. O reactor foi reiniciado
 

A cor e o volume do vapor indicam que o reactor esteve ou está próximo de entrar em operação, revelou ontem o instituto Estados Unidos-Coreia da Escola de Estudos Internacionais avançados da Universidade John Hopkins.

Pyongyang pretendia reiniciar a produção no complexo nuclear de Yongbyon em Abril, entre uma tensão regional crescente com a vizinha Coreia do Sul. A Coreia do Norte reiterou que não abandonará o seu poder nuclear dissuasório até que os Estados Unidos ponham fim à sua "política hostil".

O reactor em questão pode produzir plutónio, que a Coreia do Norte já usou anteriormente para fabricar armas nucleares.

Analistas internacionais admitem que a Coreia do Norte já possui dez armas nucleares, fabricadas em 2007 com o plutónio do reactor de Yongbyon, antes desta unidade ser encerrada.

O relatório publicado ontem foi elaborado pelo Instituto Estados Unidos-Coreia da Universidade John Hopkins. A instituição usou imagens de satélite, captadas a 13 de Agosto, para acompanhar os desenvolvimentos na Coreia do Norte.

"A coloração branca e o volume do vapor que está a ser libertado para a atmosfera mostram que o sistema de produção eléctrica vai entrar em serviço, pelo que o reactor está em vias ou já está em funcionamento", afirma o instituto. O relatório adianta que o reactor "pode produzir seis quilos de plutónio anualmente, que pode ser utilizado para aumentar lentamente as reservas de armas nucleares". Por seu lado, o Instituto para a 
Ciência e a Segurança Internacional, outra centro de estudos norte-americano, diz ter chegado a uma conclusão semelhante após observar o vapor.

O reactor de cinco megawatts pode produzir varetas de combustível de plutónio, que os especialistas dizem que Pyongyang já utilizou nos seus testes nuclear de 2006 e 2009. O terceiro e último ensaio nuclear da Coreia do Norte foi feito em Fevereiro, mas no exterior desconhece-se se foi usado urânio ou plutónio. Funcionários do governo americano sob anonimato, citados pela Reuters, afirmam que os técnicos norte-coreanos puseram o reactor de Yongbyon a funcionar para forçar os EUA e a Coreia do Sul a negociarem mais concessões ao regime comunista.

Washington reafirma que a Coreia do Norte deve cumprir o acordo assinado em 2005 de ajuda a troco de desarmamento e desmantelamento do programa nuclear.

Fonte: Ionline

Suspensa desobrigação de registro para médico

O Conselho Regional terá que conceder licenças provisórias a profissionais sem o exame Revalida

Foi suspensa a liminar que dispensava o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) de conceder registro provisório aos médicos com diplomas estrangeiros, integrantes do Programa Mais Médicos, sem a realização do exame do Revalida. O pedido, protocolado pela Advocacia Geral da União (AGU), foi deferido ontem pelo desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas, Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O Cremec, vai, portanto, avaliar a sentença e recorrer da decisão.

A decisão de ontem refere-se a um recurso protocolado pelo governo federal em resposta à ação do Cremec contra o Mais Médicos FOTO: FABIANE DE PAULA

Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, a decisão mostra que a Justiça foi restabelecida. "Isso porque a lei que cria o programa define que os Conselhos Regionais de Medicina deverão emitir um registro provisório para um período de três anos, especificamente para este médico que irá atuar nos pequenos e médios municípios e nas periferias deste País, exclusivamente no Programa Saúde da Família, na atenção básica", acrescenta.

Odorico espera que os CRMs acatem a lei, "e em 15 dias, partir da data de entrada de solicitação do médico para a emissão do seu registro, deverá emitir essas licenças para que possa atuar no programa. E assim atender à populações para as quais os médicos brasileiros não optaram para ir e assim estão desassistidas".

Odorico Monteiro fala sobre suspensão de liminar; confira vídeo



Situação

A decisão da Justiça Federal do Ceará, concedida na última terça-feira, dia 10 de setembro, por meio da juíza federal Débora Santos, argumentava que não havia sido configurada nenhuma situação emergencial apta a dispensar a exigência de revalidação dos diplomas. No entanto, a decisão do presidente do TRF5 diz que não cabe aos juízes proceder à avaliação do mérito de políticas públicas.

"A admissão de um ato judicial nesses moldes representaria a chancela a uma manifesta ingerência do Poder Judiciário na ordem administrativa, em rota de colisão com o princípio constitucional da separação dos poderes, retirando do Executivo a discricionariedade alusiva ao funcionamento e à organização da administração federal, bem como no desenvolvimento e implementação de suas ações e serviços". Conforme o presidente do TRF5, para as 834 vagas ofertadas pelo Projeto Mais Médicos no Ceará, houve o interesse somente de 106 médicos brasileiros, dos quais apenas 35 iniciaram suas atividades.

"Além disso, como bem ressaltado no requerimento de suspensão, a saúde pública, caso mantido o comando judicial ora contestado, restaria seriamente comprometida, na medida em que os dados apresentados revelam a penúria em que se encontra a referida unidade da federação em tema dessa natureza, de fundamental importância para a vida do cidadão", disse.

De acordo com a Advocacia Geral da União (AGU), estão tramitando, em todo País, 61 ações contra o "Programa Mais Médicos". Dessas, segundo a AGU, 27 são ações civis públicas em todos os estados, exceto no Maranhão e Roraima, de Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) para afastar o registro provisório. No Distrito Federal, foram duas ações ajuizadas pelo Conselho Federal de Medicina e pela Federação Nacional de Medicina.

Diário do Nordeste

THAYS LAVORREPÓRTER

Após gastar R$ 10 milhões com selos postais, Senado decide economizar

Da Agência Brasil
O Senado deve economizar quase R$ 4 milhões este ano com a medida adotada nesta quinta-feira (12) pela Mesa Diretora da Casa de reduzir pela metade os gastos com envio de cartas e telegramas.
A Casa decidiu também mudar a regra de distribuição da chamada cota postal dos senadores. Para tentar estabelecer um critério mais igualitário em relação ao custeio das despesas, o parlamentar que, até hoje, tinha direito a duas unidades postais para cada mil habitantes do Estado de representação terá que respeitar uma nova escala.

Como funciona
O cálculo vai continuar considerando o tamanho da população, mas vai combinar esse dado com o índice de uso de internet nesses Estados, de acordo com levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O senador Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente da Mesa, explicou que a cota de envio postal não poderá ser acumulada de um ano para o outro, somente entre os meses.

— Selo é moeda. A Mesa Diretora adotou uma medida que reduz pela metade essas cotas, faz uma melhor distribuição entre os Estados, e faz um maior controle para evitar qualquer desvio de cotas de correio, especificamente a partir do desvio de selos.

Expectativa
O primeiro-secretário da Mesa Diretora, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que ainda vai fechar as contas para estimar a economia, mas antecipou que, em 2012, o Senado gastou R$ 10 milhões com selos. Com a nova medida, é esperado que a mesma despesa não ultrapasse a cifra dos R$ 6,5 milhões até o final de dezembro.

Denúncia
Há quase um mês, o jornal O Estado de S. Paulo publicou matéria sobre o gasto de quase R$ 2 milhões com a compra de 1,4 milhão de selos em um ano e quatro meses pelo Senado. Segundo a reportagem, o Senado não sabia o que foi feito com o material. Em nota, a assessoria de imprensa disse que as despesas dos senadores e da área administrativa com a chamada cota postal estavam sendo investigadas por uma auditoria desde junho.