Siga-nos Você Também!

domingo, janeiro 15, 2012

Algodão colorido da Paraíba faz sucesso

Do Tô Sabendo

imageRio de Janeiro - Moda infantil, feminina, calçados e bolsas e bichinhos como elefantes, macacos, cachorros e baleias do Natural Cotton Color agradaram aos compradores do Rio-à-Porter – Salão de Negócios de Moda e Design, que termina nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. As seis empresas paraibanas do grupo venderam 12 mil peças, o que representa trabalho garantido em fevereiro e março.
As peças são feitas com algodão colorido, que só é produzido na Paraíba. As sementes foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  A fibra já nasce colorida e dispensa corantes artificiais, que são poluentes. Originalmente, era possível contar apenas com as cores marfim, verde musgo e marrom claro e escuro, mas esta coleção trouxe novidades.

“O interesse dos compradores nos surpreendeu e tivemos até fila no nosso estande. Agora, o meu problema é contratar mais pessoas para atender as encomendas”, brinca a coordenadora do grupo Natural Cotton Color, Francisca Vieira.
O grupo, criado há seis anos, buscou aprimoramento no
Sebrae na Paraíba. Eles participaram do Sebraetec, programa de soluções e inovação em tecnologia. Com isso, foi possível ampliar a cartela de cores com diversos tons de amarelo, por exemplo – sem perder o aspecto sustentável do produto. Foram desenvolvidos corantes naturais com caju, urucum e açafrão. Outra novidade é o corte de tiras de malha que permitem costura e trabalho em macramê, uma técnica de amarração manual de tecido. “Estes detalhes enriquecem a roupa e permitem que os estilistas tenham mais opções na hora de criar”, valoriza Francisca.
Mais do que uma matéria-prima ecológica, as empresas também assumem compromisso com a cadeia produtiva. A atividade beneficia diretamente cerca de 600 produtores rurais e 180 artesãs, que recebem uma remuneração 30% mais alta do que a praticada no mercado local, além de garantia de trabalho durante todo o ano. “Procuramos planejar para que nenhum deles sofra com problemas de sazonalidade. Esses compromissos traduzem o nosso conceito de sustentabilidade”, explica a representante comercial do grupo, Míriam Andretta.
O grupo vende para a maioria dos estados e nove países, como Espanha, Estados Unidos, Japão e Arábia Saudita. Nesta edição do Rio-à-Porter, devem abrir mais uma frente na Austrália. O faturamento em 2011 foi superior a US$ 80 mil.

Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário